Associação dos Supermercados de Alagoas Participa de Reunião Sobre Logística Reversa de Lâmpadas

  • 03-Ago-2017
  • Comentários
  • 198 visualizações

O presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas – ASA, Raimundo Barreto de Sousa, participou no dia 31 de julho na sede da Fecomércio/AL, de reunião para implantação da Logística Reversa de lâmpadas fluorescentes em Maceió. Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa de lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista instituída na Lei 12.305/2010 entrará em execução em Alagoas no 2° semestre de 2017, obedecendo as diretrizes definidas no Acordo Setorial firmado entre poder público, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

 

Este acordo setorial também prevê a criação de uma entidade gestora para implantar todo o processo da logística Reversa. Essa entidade gestora é a Reciclus, uma associação sem fins lucrativos criada para gerir todo o processo, garantindo todos os requisitos básicos. Presente na reunião, o gerente da Reciclus, William Gutierrez, explicou que o projeto será implantado inicialmente em Maceió mais precisamente em 21 pontos distribuídos em toda parte da cidade. Segundo Gutierrez o sistema de logística reversa já está implantado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Ainda segundo a Reciclus, as empresas que implementarem coletores de lâmpadas fluorescentes agrega várias vantagens competitivas como por exemplo, ajudar a diminuir os impactos ambientais, atender à legislação e passar a ser a primeira opção do consumidor na hora de reposição do produto descartado.

As empresas que tiverem interesse devem disponibilizar um espaço adequado para um coletor em móvel de madeira com espaço reservado para o descarte de lâmpadas tubulares e compactas, como também assinar um contrato de adesão aprovado pela CNC com a Reciclus. Para mais informações os interessados devem entrar em contato com Vagner Cavalcanti através do número 3336-4463.

 

Estiveram presentes na reunião o presidente da Fecomércio/AL, Wilton Malta, o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o vice-presidente do Sincadeal e Acadeal, José de Souza Vieira e empresários do setor de iluminação.

 

Compartilhe essa notícia: