Institucional


Fundada em 1º de dezembro de 1977, a ASA – Associação dos Supermercados de Alagoas tem como finalidade principal constituir uma associação destinada a congregar todos os estabelecimentos do ramo varejista no Estado de Alagoas com filiação no âmbito federal à Associação Brasileira de Supermercados – Abras. 

Com 37 anos completos em 60 anos de supermercados no Brasil, podemos dizer que a Associação dos Supermercados de Alagoas é uma entidade nova. Nova, mas com muita história escrita. Uma história de grandes batalhas para consolidar o setor supermercadista alagoano.

Desde sua fundação quando tínhamos poucos associados e sequer uma sede – época em que o país atravessava graves crises econômicas, incluindo-se as crises de abastecimento – a ASA já colecionava grandes vitórias em busca do crescimento do setor.

Foi necessário muito trabalho para agregar mais associados, garantindo assim o desenvolvimento de nossa entidade. Mas, enfim com a ASA instalada primeiramente em uma sede provisória, tornou-se possível o desenvolvimento e dinamização do setor através da ampliação do quadro de sócios com a colaboração dos fornecedores, distribuidores e atacadistas.

A Associação foi dotada então de toda estrutura operacional necessária ao seu funcionamento. Assim foram implantadas reuniões mensais com palestras do Sebrae, Secretaria da Fazenda, Sindicato do Comércio e participação de professores da Ufal.

Graças a esse crescimento que os supermercadistas alagoanos, através de delegações organizadas pela ASA, começaram a participar das maiores feiras do setor em diversos estados brasileiros.

Iniciamos então uma nova etapa com o lançamento do primeiro Informativo da Associação dos Supermercados de Alagoas e as Confraternizações que sempre reuniram um grande número de associados.

A partir de 1996 a ASA começou a interiorizar-se levando reuniões e palestras para o interior do Estado, além de várias outras ações como, por exemplo, visitas às indústrias, viagens Internacionais e integração com as estaduais.

A Redução de Imposto da Cesta Básica no Estado e ampliação desses produtos, como também a concessão de abertura dos supermercados aos domingos e feriados e a Lei Estadual sobre forma de afixação de preços constituíram-se importantes avanços para o setor supermercadista alagoano.

 

Inauguração da Sede Própria

E finalmente no ano de 2000 o resultado de tanto trabalho, afinco e dedicação: a entrega da casa dos supermercadistas alagoanos, sua sede própria. 

A partir da realização deste sonho, a associação dos supermercadistas alagoanos dinamizou o setor realizando inúmeros eventos desde os cursos da Escola Nacional de Supermercados a cursos realizados pelo Sebrae e pelo Senac.

Em nossa sede temos auditório com capacidade para 100 pessoas, podendo inclusive ser usado pelos associados, sala de administração e presidência, e sala de estudos com capacidade para 20 alunos. Neste espaço oferecemos cursos e palestras de interesse da categoria, além de realizarmos reuniões com órgãos públicos, trazendo assim inúmeros benefícios para os supermercadistas associados.

Os associados da ASA também dispõem de assessoria jurídica em direito civil, administrativo, comercial, tributário e direito do trabalho, prestados pela empresa Freitas & Melo Advogados associados.

Com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos técnico-operacionais, visando garantir a melhoria da qualidade no desempenho das funções e na prestação de serviços aos clientes a ASA com o apoio da Abras implementou os cursos da Escola Nacional de Supermercados - um centro de referência tecnológica nacional e internacional, promovendo cursos a fim de tornar permanente a competência do profissional do ramo supermercadista, utilizando-se de metodologias e práticas atualizada de ensino e aprendizagem.

Mas a ASA também desenvolve trabalhos de responsabilidade social. Para tanto foi criado o Conselho Feminino. O Confemi reúne mulheres do setor varejista alagoano que através de eventos beneficentes contabiliza inúmeras ações em prol de idosos, crianças e mães carentes, com trabalhos de apoio às comunidades carentes com doações de alimentos, brinquedos, material de higiene e cobertores. Além destes benefícios, o Confemi proporciona sempre em suas ações, diversão, educação e cuidados com a saúde.

O grande marco da história da ASA, no entanto foi a realização do I Encontro Alagoano de Supermercados (Super Fest), que dinamizou e trouxe reconhecimento para o setor. A partir da primeira edição em 2001 o Super Fest consolidou-se fazendo parte do calendário das empresas e dos supermercadistas.

Ao longo de sua história o único evento do setor de autosserviço do estado em dez anos apresentou evoluções significativas, tanto com a adesão de entidades como a Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (ACADEAL) e da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (APEA), como também com o merecido reconhecimento de expositores, convencionais e da mídia alagoana. Este crescimento é demonstrado também através do volume de negócios que aumenta a cada ano bem como a participação de um público qualificado, entre proprietários, gerentes de vendas e de negócios.

Assim, o termo utilizado para designar o único evento do setor em alagoas ficou aquém de sua evolução e após completar dez anos mudou seu nome de Encontro PARA FESUPER - FEIRA DE SUPERMERCADOS DE ALAGOAS - DISTRIBUIDORES, PANIFICADORES, PRODUTOS, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS, seguindo também uma tendência em eventos dessa natureza.